.

Equipes colaborativas inovam mais

“Inovação centrada em pessoas” foi o tema do Bate-Papo com Empresário, promovido nesta quinta-feira, 28, pela Associação Comercial de Porto Alegre.   A palestra de Felipe Guedes da Luz e Dreyson Queiroz, sócios na Clash Design de Interações, trata de oportunidades para a pessoa criar e vivenciar algo novo a cada dia, porque já não faz mais sentido fazer a mesma coisa todos os dias. “Transformar ideias, projetos, negócios e pessoas, nos motiva aprender e fazer algo que tenha relevância e sentidos nas nossas vidas”, explica Guedes da Luz.

Guedes da Luz e Queiroz dividiram a apresentação em três pontos: O primeiro “Engajamento”, que significa interesse genuíno, motivação, compromisso com as atividades com as quais a pessoa está envolvida. O segundo ponto é “Colaboração”, que envolve, segundo Queiroz, “co-existência, con-vivência, co-operação e comum-unidade”, separando as sílabas das palavras para melhor entendimento.

Acrescenta que existe uma série de práticas cooperativas, como contato; contrato, que é um acordo que define até onde é possível ir para não criar uma frustração. Também entender as inquietações da nova geração que não consegue ficar mais do que seis meses em uma empresa e alianças e parcerias, com a união da energia dos jovens e a experiência dos mais velhos em questões como gestão e mercado. Além disso, projetos colaborativos, que une as duas pontas entre jovens e profissionais mais experientes.

O último ponto da apresentação é a “Criatividade”, que envolve Design Thinking, uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, engajamento com a inovação, trabalhos em equipes multidisciplinares.