.

Caminhos para encantar o cliente

A consultora de Visual Merchandising Marlene Cândido revelou em sua palestra no Bate Papo com Empresário que existem momentos em sequência e rápidos para encantar o cliente e não o perder para a concorrência. O primeiro é quando ele passa pelo empreendimento. O segundo é quando para, olha a vitrine e tem uma visão positiva. Se amou o que viu e entrou, acontece o terceiro momento. O quarto é quando, já dentro da loja, se apaixona e realiza a compra. Ao passar mais tempo dentro da loja, conhecendo os produtos, representa o quinto momento. O sexto é a fidelização, que envolve preço (30%) e atendimento (70%).

Segundo Marlene, a equipe tem que conhecer a história e o propósito da empresa para promover o encantamento. O proprietário deve passar essas informações para a equipe. “O primeiro cliente é a equipe.” A harmonia entre liderança e equipe é vital para promover uma experiência inesquecível ao cliente. “O relacionamento sempre é uma arma poderosa para a fidelização. Não pode existir uma barreira invisível entre o cliente, a equipe e o proprietário.”

Definir a meta de venda também é importante, conforme ela. “Existe a meta da empresa e a pessoal de cada integrante da equipe. O dono da loja tem que chamar a atenção sobre a meta pessoal, pois será um claro motivador para cada um da equipe.

O Bate Papo com Empresário, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre, aconteceu nesta quinta-feira, 26/7, no Palácio do Comércio.